Organização de projeto: “Osmose”

09/10/2013 Compartilhe:

O Osmose foi um projeto concebido entre 2012 e 2013 por Reinhard Sauer, na época diretor do Instituto Goethe Institut Porto Alegre, com coordenação e edição do quadrinista José Aguiar. Eu fui responsável pela curadoria e pelo acompanhamento dos artistas.

Com o objetivo de intensificar o intercâmbio artístico em paralelo às atividades que celebraram o ano da Alemanha no Brasil, o Instituto Goethe convidou seis quadrinistas para realizarem residências artísticas em um país onde nunca estiveram anteriormente.

Três quadrinistas brasileiros permaneceram por quatro semanas na Alemanha, enquanto três quadrinistas alemães vieram ao Brasil pelo mesmo período. O projeto foi batizado de “Osmose” – uma maneira de ressaltar as interações culturais que ocorreram a partir dessas vivências. Os intercâmbios ocorreram no segundo semestre de 2012. Do Brasil, participaram Amaral (Teresina), João Montanaro (São Paulo) e Paula Mastroberti (Porto Alegre), recebidos pelas cidades alemãs de Hamburgo, Munique e Berlim, respectivamente. Da Alemanha, vieram Mawil (Berlim), Birgit Weyhe (Hamburgo) e Aisha Franz (Berlim), que, por quatro semanas, estiveram respectivamente em Porto Alegre, São Paulo e Salvador. Durante o período de residência, os participantes abasteceram o blog do projeto com textos e recortes da produção e das experiências realizadas durante a viagem (o blog hoje se encontra fora do ar, infelizmente).

O lançamento oficial do projeto Osmose ocorreu durante a Gibicon (a Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba), entre 25 e 28 de outubro de 2012, num debate que contou com a presença do alemão Mawil e do brasileiro João Montanaro, falando de suas experiências fora de seus países. Mawil também participou da 58ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre durante sua estadia na capital gaúcha. O resultado do projeto foi um livro bilíngue, lançado nas Feiras do Livro de Frankfurt e de Porto Alegre, em 2013. Escrevi o posfácio da obra.

Na galeria de imagens abaixo, você encontra a capa do livro publicado pela editora Libretos e uma seleção de desenhos e fotos que haviam sido postados no blog. É de fato uma seleção, e bastante reduzida, por sinal. Meu HD está cheio de fotos e desenhos desse projeto maravilhoso.

O intercâmbio de Mawil foi o que acompanhei mais de perto, já que aconteceu na minha cidade de residência. Tenho inúmeras imagens e recordações dessas quatro semanas que estreitaram nossa amizade. Na galeria abaixo, destaco a HQ sobre Porto Alegre que Mawil fez para o jornal alemão Tagesspiegel e que traduzi para o português para publicação no jornal gaúcho Zero Hora, gerando uma tremenda repercussão. (Clique aqui para ler a notícia publicada na época: “Porto Alegre é tema de história em quadrinhos publicada em jornal alemão”.)

A última imagem da galeria é do lançamento do livro na Feira de Frankfurt. Estive lá com Birgit Weyhe, Mawil e Paula Mastroberti.

Você encontra outras informações sobre o livro no site da editora Libretos. Como o livro está esgotado, a editora gentilmente nos cedeu o pdf integral para publicação aqui no site, com autorização do Goethe-Institut Porto alegre e dos artistas participantes. É possível ler a obra completa ao fim deste post.

Período dos intercâmbios: 2012
Período de divulgação do projeto: 2013