Em parceria com o Instituto Goethe, fui curador e organizador de duas edições do EIJQ – Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos. Os eventos contaram com palestras, mesas-redondas e oficinas sobre quadrinho jornalístico com convidados nacionais e internacionais, além de exposições. A seguir, detalhes de cada edição.
I EIJQ:
Organizado pelo Instituto Goethe de Porto Alegre e pela Feira do Livro em outubro de 2010. Contou com uma pequena mostra internacional de reportagens em quadrinhos, além da exposição “Comics, Manga & Co. – A nova cultura de quadrinhos alemães”. Algumas palestras foram transmitidas via web (ainda tenho registros em vídeo: quem quiser acesso, basta me escrever).
Os convidados nacionais foram: Aristides Dutra, Mestre em Jornalismo em Quadrinhos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Felipe Muanis, jornalista, ilustrador e professor da Universidade Federal Fluminense; Airton Ortiz, autor de livros-reportagem de viagens; e Spacca, desenhista e escritor de quadrinhos históricos. Os convidados da Alemanha foram: Atak (Prof. Georg Barber), autor de quadrinhos de vanguarda, e Jens Harder, autor de reportagens em quadrinhos.
II EIJQ:
Organizando pelo Instituto Goethe de Curitiba e pela Gibicon nº 1 – a Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba em outubro de 2012. Uma das grandes atrações do evento foi a exposição “Cartoon Movement – o mundo através do jornalismo quadrinhos”, que exibiu reportagens em quadrinhos realizadas em diferentes regiões do mundo. A exposição teve curadoria de Matt Bors, editor do site Cartoon Movement.
Entre os palestrantes e debatedores, estavam: Aristides Dutra, Mestre em Jornalismo em Quadrinhos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Celso Falaschi, jornalista e professor da pós-graduação em Jornalismo Literário da Academia Brasileira de Jornalismo Literário; Érico Assis, jornalista e tradutor especializado em quadrinhos; Gonçalo Junior, jornalista especializado em quadrinhos; Paulo Ramos, jornalista, professor e autor de diferentes obras teóricas e jornalísticas sobre quadrinhos; Rodrigo Casarin, jornalista e especialista em Jornalismo Literário (JL) pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL); além de Mawil, quadrinista berlinense.
Datas dos eventos: de 28 a 30 de outubro de 2010 e de 24 a 27 de outubro de 2012.
A seguir, você pode ver fotos de ambas as edições (algumas com qualidade ruim, admito, porque foram feitas com as máquinas fotográficas digitais disponíveis na época…).
No vídeo abaixo, você pode assistir a uma conversa em inglês que gravei com o jornalista Carlo Gubitosa, editor da revista italiana de jornalismo gráfico “Mamma!”. A gravação foi exibida durante o I EIJQ.
Os textos e as imagens da exposição “Cartoon Movement – o mundo através do jornalismo quadrinhos”, ocorrida durante o II EIJQ, estão disponíveis integralmente no PDF abaixo.