Aprendendo a ser comparsa

04/12/2022 Compartilhe:

No dia 2 de junho de 2021, atendi ao pedido do meu conterrâneo Pedro Martin, que gravava então um filme em Berlim e estava em busca de figurantes. Interessante que, em alemão, a palavra “figurante” se diz “Komparse”. Ou seja, quase “comparsa” em português. E foi assim que me senti, na prática, um comparsa, pois nunca tinha feito algo do tipo.

Fundamentalmente, meu ‘papel’ era ficar sentado no público durante a cena do lançamento de um livro em uma livraria (e tentar não atrapalhar). Ainda teve umas cenas de fuga envolvendo os figurantes, mais umas tentativas (frustradas) de aparecermos dizendo alguma coisa. Tudo isso foi cortado na edição final.

A gravação dessa única cena ocupou o dia inteiro e mobilizou uma equipe substanciosa, sendo que no filme só aparecem alguns segundos. Eu mesmo só apareço de costas e bem rapidinho, só pude me reconhecer porque estava usando uma boina. Veja aí:

 

 

Mas já foi o suficiente para aparecer nos créditos do filme…

 

 

… e ser indicado ao Oscar como melhor figurante.

Tá, exagerei. Mas realmente a citação nos créditos é merecida, porque foi um dia inteiro de muito suor. Muito suor mesmo, porque você me vê com esta roupa aqui…

 

 

… e não imagina o calor que eu estava passando. Sim, era apenas um figurino, porque no dia da gravação fazia um calor tórrido, estávamos nos aproximando dos meses de verão na Europa.

Foi bem legal participar da gravação e ver como funciona na prática os bastidores da produção de um filme. Aqui uma imagem do set de filmagem na linda livraria Andenbuch, espaço cultural voltado para a literatura latino-americana, localizado no ainda mais lindo bairro de Bergmannkiez em Berlim:

 

 

O filme foi lançado há poucos dias. O título é “Ein Jahr, zwei Winter” (Um ano, dois invernos). Conta a história de Mara, personagem que fugiu da ditadura militar em seu país (não está dito, mas é o Brasil) nos anos 1970 e foi viver no asilo na Berlim Ocidental. Na narrativa principal, acompanhamos Mara nos anos 1990, sendo confrontada com traumas do seu passado.

O filme foi exibido no canal alemão rbb no último domingo, 27 de novembro, e está disponível na midiateca até 26 de fevereiro de 2023. Quem estiver na Europa, pode assistir aqui.

Infelizmente, o canal é restrito por geolocalização, então quem estiver no Brasil precisa instalar um VPN. Ou esperar uma versão em português (o original tem alguns áudios em português com legendas em alemão, mas o resto do filme é em alemão).

Abaixo, os créditos principais do filme e a imagem de divulgação no canal rbb.

 


Título: “Ein Jahr, zwei Winter“

País: Alemanha, 2021
Duração: 25 minutos

Direção musical: Gary Hirche
Câmera: Anton Yaremchuk
Roteiro: Johanna Enzmann, Pedro Martin
Direção: Pedro Martin

Ps.: quando sair algum trailer ou um vídeo em português, atualizo aqui neste post.