O jornalista Augusto Paim acaba de lançar Pequeno manual da reportagem em quadrinhos, seu primeiro livro publicado no Brasil. No volume, ele conduz o leitor por cada etapa da produção de uma HQ-reportagem, da pré-apuração à publicação. A obra está disponível no site da Arquipélago e nas livrarias.
Após ter publicado em livro sua tese de doutorado sobre o tema na Alemanha, o autor apresenta ao público brasileiro uma síntese prática que incentiva a produção jornalística nesse formato. De forma direta, acessível e descontraída, ele traz exemplos que envolvem a escolha da pauta, a busca por espaços de veiculação, as dinâmicas do trabalho em parceria entre repórter e desenhista, a relação com as fontes e o encontro entre relato factual e processo criativo.
Sempre em diálogo com referências da cena brasileira e mundial do jornalismo em quadrinhos, o autor compartilha os bastidores de suas próprias experiências. Ao final, ele mostra o resultado de quatro trabalhos realizados em parceria com desenhistas do Brasil, Itália e Alemanha.
Com a propriedade e o entusiasmo de um repórter e pesquisador dos quadrinhos, Paim estimula que jornalistas e desenhistas experimentem por si próprios as potencialidades da HQ-reportagem, um gênero em franca expansão, apresentando uma ferramenta e um convite para ampliar ainda mais a produção jornalística nesse formato.
Sobre o autor:
Augusto Paim é jornalista formado pela UFSM, mestre em Escrita Criativa pela PUCRS e doutor pela Universidade Bauhaus em Weimar, na Alemanha. Sua tese sobre reportagem em quadrinhos foi publicada em livro em 2022 pela editora Ch. A. Bachmann. Em parceria com o Goethe-Institut, foi curador do projeto Osmose de intercâmbio de quadrinistas e organizador das duas primeiras edições do Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos. Atua ainda como tradutor e repórter, em prosa e em quadrinhos.