Organização de evento: “24-Stunden-Comic am Wannsee”

10/10/2022 Compartilhe:

Desde 2019, organizo no centro literário LCB, em Berlim, uma versão do célebre evento das 24 horas de quadrinhos criado pelo quadrinista estadunidense Scott McCloud na década de 1990. Em um casarão na beira do lago Wannsee, na capital alemã, reunimos cerca de 40 artistas a cada edição. O desafio é desenvolver uma história de quadrinhos individual de 24 páginas no prazo de 24 horas. Sem preparação – o tema é anunciado pouco antes de o evento começar – e sem nenhuma possibilidade de pós-edição. O evento acontece de sábado ao meio-dia até domingo ao meio-dia e conta com uma parte aberta ao público.

A arte da edição de 2019 (veja abaixo o desenho com a onda) foi feita pelo artista francês Alex Chauvel. O tema do evento foi “chimarrão”. Uma seleção das histórias foi publicada em livro.

A arte da edição de 2020 (o desenho com as folhas voando ao vento) foi feita pelo quadrinista alemão Mawil. O evento precisou ser cancelado em cima da hora devido a um novo lockdown em Berlim. Em 2021, finalmente pudemos realizar o evento, dessa vez espalhando-o em diferentes locais pela cidade. Para dar conta dessa nova situação, Mawil fez uma versão da arte do evento em estilo apocalíptico. O tema que norteou a criação das histórias em quadrinhos foi “zu eng” (“muito apertado” ou “muito estreito”, em alemão). No final do primeiro dia, transmitimos ao vivo conversas com participantes das 24 horas de quadrinhos, com mediação da pesquisadora Marie Schröer. É possível assistir (em alemão) aqui:

 

A terceira edição ocorreu em 2022, novamente em um único local. O tema foi “mein Kindergarten” (“meu jardim de infância”). A arte dessa edição é da quadrinista alemã Lucie Langston (o desenho em preto e branco). O evento foi acompanhado pelo canal ARTE.

2023 teve recorde de candidaturas (em torno de 70) e de participação (em torno de 50, incluindo as participações à distância). O tema que norteou a criação dos quadrinhos foi “Schallwellen” (“ondas sonoras”). A arte de divulgação do evento é da desenhista alemã Zora Sauerteig, que desenhou o jardim de inverno do LCB povoado por animais coloridos.

A próxima edição está confirmada. Acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro de 2024. A previsão é aumentar a capacidade e receber até 50 pessoas no LCB. Também teremos participação à distância por meio de uma cooperação com a Inko – Escola de Mídias Criativas. A arte do evento deste ano é de autoria do artista brasileiro Rapha Pinheiro, membro da escola. Seu desenho tem como base a situação diferenciada de 2024: por meio da plataforma Vooo.Space, o grupo reunido no LCB, em Berlim, estará sempre em contato com os colegas brasileiros. Os dois grupos farão quadrinhos sobre o mesmo tema (a ser definido).

As fotos abaixo são da edição de 2019 e 2022. Outras fotos (e informações em alemão) podem ser encontradas clicando aqui.

Todas as histórias em quadrinhos produzidas durante as 24 horas de quadrinhos de Wannsee podem ser lidas aqui (algumas delas em inglês, francês ou sem texto).

Data dos eventos: 12 e 13 de outubro de 2019, 9 e 10 de outubro de 2021, 8 e 9 de outubro de 2022, 7 e 8 de outubro de 2023, 19 e 20 de outubro de 2024
Local: Berlim, Alemanha

+++

Exposição 4 JAHRE »4-STUNDEN-COMIC AM WANNSEE«

Por iniciativa da desenhista francesa Noémie Fantôme, entusiasta do formato das 24 horas de quadrinhos, organizamos no início de 2023 uma exposição comemorativa aos 4 anos do evento de Wannsee. A vernissage ocorreu no dia 18 de fevereiro de 2023 na galeria neurotitan da Haus Schwarzenberg, em Berlim, e reuniu – pela primeira vez desde a pandemia de COVID-19 – a cena local de quadrinhos. O evento contou com leitura de quadrinhos por Łukasz Majcher, Mawil, Tine Steen, Marius Schmidt, Phine Wolff, Bruno Giannori e Lucie Langston, além da participação do DJ Auge Lorenz. Mais de 40 artistas exibiram trabalhos na exposição, que durou até dia 11 de março de 2023.

Outras informações sobre a exposição você encontra no site da galeria neurotitan (em alemão).

A seguir, você encontra o catálogo da exposição, contendo textos em inglês e alemão e muitas fotos das obras e da vernissage. O design da exposição e do catálogo foi desenvolvido por Noémie Fantôme. O cartaz foi desenhado por Bruno Giannori.