Editor-chefe: “LCB diplomatique”

17/05/2021 Compartilhe:

LCB diplomatique é um portal de notícias internacional fundado pelo Literarisches Colloquium Berlin (LCB). Trata-se de um fórum alternativo onde pessoas de atuação relevante em cenas literárias de todo o mundo informam sobre aspectos políticos de sua vida cotidiana.

Eu ajudei a fundar o LCB diplomatique, lançado em 28 de outubro de 2019. Levando-se em conta que as colaborações almejavam um viés informativo, minha experiência como jornalista e tradutor foi fundamental para o desenvolvimento do portal. Fui eu quem sugeriu que as autoras e os autores enviassem não só um texto curto, mas também uma fotografia ou um desenho. A única condição era que as imagens também fossem de sua própria autoria. Além disso, insisti que o portal adotasse uma perspectiva de Jornalismo Literário: a ideia era que as autoras e os autores lançassem luz sobre as ‘pequenas’ coisas de seus quotidianos, os detalhes que não aparecem nas notícias da grande imprensa. O foco devia se voltar para o entorno imediato das autoras e dos autores.

Com a publicação de Ode to my friends (“Ode aos meus amigos”) em 17 de maio de 2021 – um poderoso texto acompanhado de uma bela pintura, ambas do autor indonésio Nuril Basri – meu tempo como editor da LCB diplomatique chegou ao fim. Foi a 84ª publicação que tive a honra de editar no contexto do meu trabalho para o LCB.

Desde sua fundação em 2019, atualizei o LCB diplomatique toda segunda-feira, sem exceção. Todos os textos foram publicados no idioma original juntamente com traduções em inglês e alemão. Encontrar tradutoras e tradutores para diferentes idiomas foi uma de minhas tarefas semanais, juntamente com a escolha das autoras e dos autores, a edição dos textos escritos nas mais diversas línguas, o preenchimento de contratos, a preparação das publicações, a divulgação nas redes sociais, o envio da newsletter etc. Em resumo, foi um projeto de um homem só!

Das 84 publicações que fiz, 33 vieram de países europeus – a maioria, mas, levando-se em consideração que o LCB diplomatique é um projeto baseado em Berlim, estou mais do que satisfeito por – graças a mim – também termos tido 19 publicações da Ásia, 15 da África, 14 do continente americano (incluindo sete da América do Norte e sete da América do Sul) e até mesmo três do continente australiano.

 

Período de publicações como editor-chefe: De 28 de outubro de 2019 a 17 de maio de 2021.
Visite o site LCB diplomatique !